top of page

Covid-19 em Campos, e os efeitos da vacinação



Após longo hiato, atualizo os dados sobre a situação dos casos de Covid-19 no Município de Campos dos Goytacazes, porém agora há um fator diferente das atualizações anteriores, a vacinação. O final do mês de agosto é significativo , pois a prefeitura de Campos conseguiu atingir a população com mais de 18, com pelo menos uma dose, chegando até a vacinar adolescentes, contudo interrompida em virtude da quantidade insuficiente de doses disponíveis.


Segundo os dados da prefeitura, até o final de agosto 175.865 pessoas estão imunizadas no munícipio, o que representa aproximadamente 34% da população. Esses números são importantes, pois fornecem um panorama quanto ao aumento da segurança das pessoas caso sejam infectadas com a Covid-19. É importante ressaltar que a vacinação, mesmo com duas doses, não impede a infecção pelo vírus, no entanto, previne a evolução da doença para casos mais graves, segundo especialistas.


No município de Campos, a evolução da Covid-19 nos últimos meses pode nos ajudar a entender o que afirmam os especialista em saúde. Partindo dos dados divulgados pela prefeitura, observa-se as mudanças ocorridas após o início da vacinação no final de janeiro, os gráficos a seguir ilustram os números de novos casos e de óbitos por mês, desde o ano passado.


Fonte: elaborado pelo autor, dados a partir da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes


Fonte: elaborado pelo autor, dados a partir da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes


Nesse sentido, os dados sugerem que mesmo com o alto do número de novo casos de Covid-19, em 2021, em nível superior do que registrado no mesmo período no ano passado, o número de óbitos apresenta uma tendência de queda desde abril desse ano. Destaca-se ainda que nesse mesmo mês, ocorreu o recorde no registro de óbitos em consequência da Covid-19, 284, naquele momento havia aproximadamente 6,8% da população imunizada, segundo dados da prefeitura.


Por isso é importante manter o cuidado e garantir o avanço da vacinação, pois, a pandemia ainda não está sob controle, há o risco das novas variantes e a falsa sensação de normalidade com a retomada das atividades pode gerar um relaxamento nos cuidados.


Referências


PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, disponível em https://www.campos.rj.gov.br, acesso em 01/09/2021









23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page