top of page

Encontro virtual dá início à construção da unidade do PSoL Norte e Noroeste Fluminense



Os militantes do Núcleo José do Patrocínio trabalham cotidianamente para transformar seu discurso em sua práxis, no que Gramsci define como uma “enérgica afirmação de uma unidade entre teoria e prática” (Q 10 II, § 31, p. 1270). Em nosso Manifesto por um PSoL Goytacá, nós trazemos alguns aprendizados que tivemos ao longo dos últimos anos e um deles destacamos aqui.


“Nosso segundo grande aprendizado foi aceitar a realidade do nosso desafio, conforme nos ensinaram companheiros de Itaocara: a estadualização do partido só pode ser realizada por nós mesmos, militantes do interior” (Núcleo José do Patrocínio, 2021).


Nesse sentido, assim que foi concluída a votação do dia 21 de agosto pela presidência do PSoL Campos, foi dado início à movimentação que resultou em uma reunião realizada virtualmente no último sábado (25/9), unindo diretórios municipais do Norte e Noroeste Fluminense.


Representantes de doze diretórios municipais foram convidados para a reunião e estiveram presentes representações de 3 municípios: Campos dos Goytacazes, São Fidélis e Cambuci.

Apesar do número ainda limitado de diretórios presentes, o encontro, realizado pela plataforma Microsoft Teams, marcou uma vitória importante para a construção do PSoL no interior do estado. Foi apenas o primeiro passo, e outras reuniões ainda vão ocorrer com periodicidade mensal. A expectativa é de que, ainda esse ano, seja organizado o 1º encontro virtual do PSoL do N-NO Fluminense, para que, no ano que vem, seja realizado de forma presencial o 1º Congresso do PSoL do N-NO Fluminense.


Sebastião Neto, presidente do PSoL São Fidélis, relata suas impressões sobre a reunião:

"Nosso encontro regional demonstra a necessidade do PSOL incluir em suas pautas Estaduais as questões do interior do Estado do Rio, uma região onde a pobreza e o desemprego batem recorde e é extremamente necessário a mudança política pra trazer o desenvolvimento social e econômico, justo e sustentável. Por um PSOL forte e organizado no interior."

Outro participante do dia foi o Marcel Macedo, do diretório do PSoL Cambuci :

"O encontro das lideranças psolistas do Norte e Noroeste Fluminense é de suma importância para integralizar e fortalecer o partido no interior do Estado, com a soma de forças e iniciativas intermunicipais a partir das diversas demandas que nos convergem".

Essa primeira reunião foi muito importante para nos apresentarmos e discutirmos as conjunturas dos municípios e do PSoL estadual. Um próximo encontro está pré-agendado para ocorrer no fim do mês de outubro, e esperamos que tenhamos uma presença mais representativa dos diretórios municipais do interior Fluminense. Nossa meta é a formação de um Bloco Político do PSoL do N-NO Fluminense, para que possamos agregar nossas demandas e disputar os espaços representativos com mais força e solidez.


O PSoL começou a caminhar no norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro há pouco tempo, mas mesmo assim já tivemos experiências vitoriosas como a eleição, em 2012, do camarada Gelsimar Gonzaga em Itaocara e a participação da nossa militância na ocupação urbana de Novo Horizonte em Campos.


Temos muito trabalho a ser realizado e só com diálogo franco, aberto e democrático, conseguiremos construir o partido no interior com vigor necessário para encarar os desafios que a política paternalista, coronelista, machista, racista, homofóbica e corrupta que nossa região nos impõe.


Até mais, camaradas, é na luta que a gente se encontra!



Germano Godoy Presidente do PSoL Campos

119 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page