top of page

Pensar e lutar por um outro projeto de economia


O meme acima é muito representativo para o que pode se tornar a economia brasileira em um futuro próximo, sendo o governo brasileiro aquele com o controle desligado. Quem foi criança nos anos 80 e 90 entende bem a imagem, e vai ter mais facilidade para entender os possíveis rumos do país. Ontem (09/12), foi sancionado no Senado o marco legal para a abertura de contas correntes de pessoas físicas, no Brasil, em moeda estrangeira, nunca antes uma abertura desse nível foi realizada por aqui e os efeitos são diversos.


Pra começar, vamos levar em conta que o Real, em 2020, foi a 4ª moeda que mais se desvalorizou frente ao dólar no mundo. Agora imagine a liberalização da circulação do dólar entre pessoas físicas, quem vai querer o real e quem terá acesso ao dólar? O risco é de ocorrer a chamada dolarização da economia, ou seja, os preços ficarem atrelados ao valor do dólar, um exemplo, se hoje é "praticamente" impossível para um trabalhador ter acesso a uma casa própria, imagina o que pode ocorrer se as transações de compra e venda ocorrerem somente em moedas estrangeiras?


Indo mais além, também nesse ano foi sancionada a lei que aumenta a autonomia do Banco Central, o que já significa uma perda enorme dos governos de determinar a conduta da políticas econômicas e fiscal, já que agora um grupo de pessoas eleitas, não pelo povo, decide sobre a estrutura da economia do país. Juntando, essas duas mudanças de 2021 temos que, o Banco Central com um complexo sistema para determinar a oferta e demanda monetária no país, e isso determina o nível de investimento da economia. O mais importante é que a quantidade de moeda soberana, no caso o Real, funciona como um parâmetro para a condução dessas políticas que hoje estão mais concentradas no Banco Central, mas se agora pode ocorrer maior entrada de moeda estrangeira, consequentemente pode haver uma dependência ainda maior dessas e menos da moeda local.


A espiral vai se formando, e o jogo está cada vez mais nos tornando dependentes de variáveis totalmente externas ao Brasil. Enquanto o governo brasileiro vai ficando com o controle desligado, o setor financeiro e os investidores estrangeiros se revezam jogando com a sociedade brasileira. É preciso um esforço da nossa sociedade para repensar essa economia, retomar o controle e colocar a necessidade do povo brasileiro em primeiro lugar é urgente!


Guilherme Vasconcelos

51 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page